sábado, 13 de abril de 2013

Brand Monitoring


Publicidade em eventos televisivos. ‘Brand Monitoring’ o que é?

O brand monitoring é um serviço de amostras e evidências (motorização, controlo) de marcas presentes em eventos com transmissão televisiva. Isto é, realiza-se uma análise no meio televisivo da exibição da marca ou produtos em determinados programas. Esta análise pode ser feita sobre as emissões indicadas pelo cliente ou em programas num determinado período de tempo. Este método de avaliação da eficácia comunicativa é uma poderosa ferramenta para que as marcas verifiquem se os esforços de comunicação estão a ter a visibilidade pretendida.

Em Portugal através da página de Facebook, uma grande ferramente de apoio ao brand monitoring, já se pode fazer Brand Monitoring. Empresas como TMN, Vodafone, MEO, utilizam o facebook para avaliar o número de utilizadores do produto, para situa-los geograficamente, para calcular o nível de satisfação dos seus públicos, entre outros aspetos relevantes para a empresa.

Que tipo de informações pertinentes podem ser retiradas desta análise que beneficiem o cliente? Informações tão importantes como, nível de audiências, perfil da audiência e ainda o retorno financeiro associado à exposição da marca nos programas.
A questão que deixo em aberto é: será está estratégia uma vantagem para as empresas que investem neste meio para publicidade do seu produto ou serviço?


Por Joana Pinto

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