O brand monitoring é um serviço de amostras e evidências
(motorização, controlo) de marcas presentes em eventos com transmissão
televisiva. Isto é, realiza-se uma análise no meio televisivo da exibição da
marca ou produtos em determinados programas. Esta análise pode ser feita sobre
as emissões indicadas pelo cliente ou em programas num determinado período de
tempo. Este método de avaliação da eficácia comunicativa é uma poderosa
ferramenta para que as marcas verifiquem se os esforços de comunicação estão a
ter a visibilidade pretendida.
Em Portugal através da página de Facebook, uma grande
ferramente de apoio ao brand monitoring, já se pode fazer Brand Monitoring.
Empresas como TMN, Vodafone, MEO, utilizam o facebook para avaliar o número de
utilizadores do produto, para situa-los geograficamente, para calcular o nível
de satisfação dos seus públicos, entre outros aspetos relevantes para a
empresa.
Que tipo de informações pertinentes podem ser retiradas
desta análise que beneficiem o cliente? Informações tão importantes como, nível
de audiências, perfil da audiência e ainda o retorno financeiro associado à
exposição da marca nos programas.
A questão que deixo em aberto é: será está estratégia uma
vantagem para as empresas que investem neste meio para publicidade do seu
produto ou serviço?
Por Joana Pinto
Por Joana Pinto
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